sábado, 13 de fevereiro de 2021

Flixbus Málaga - Lisboa

Às seis e tal da tarde, apanho de novo o autocarro 34, e depois o autocarro 19, para ir à estação buscar a minha bagagem, e ir depois à Mercadona fazer umas comprinhas para levar para Portugal. Mas para não andar carregada, primeiro fui dar uma vista de olhos pelos restaurantes e lojas.


Só depois é que fui fazer as comprinhas com calma, e apreciar as prateleiras do supermercado, como se de um museu se tratasse.

Compras feitas, vou buscar a bagagem, e quando chego à agência, as senhoras queriam saber como tinha passado o dia, e contei-lhes a minha experiência na praia. Ainda ficámos a conversar sobre as praias de Málaga, e aproveitei para falar um pouco do clima atual de Portugal.

Tudo pronto, despeço-me e vou ao C. C. Vialia, mudar de roupa, carregar a bateria do telemóvel no workhub (é como se fosse talvez a sala de espera da CP longo curso), 



e jantar qualquer coisa, com a estação de comboios mesmo nas minhas costas. No meio disto tudo, ainda ligo para os meus pais.

Às 21h, vou para a estação de autocarros, e procuro qual a minha linha – linha 8. O autocarro chegou com um ligeiro atraso de 10minutos.


E quando foi para estacionar fez mal a manobra, pois a porta do porão não abria, teve de recuar um pouco, e voltar a fazer tudo certinho.

Fui das primeiras pessoas a colocar a bagagem no porão. Fui para a fila do check in junto dos motoristas – são sempre 2. Um deles disse logo que me poderia sentar em qualquer lugar, menos nos 5 últimos. Ok, tudo bem. O autocarro já trazia algumas pessoas desde Marbella e Torremolinos.

Mesmo assim consegui um lugar junto à janela. Ali em Málaga o autocarro encheu de tal maneira que uma rapariga teve de vir ao meu lado (afastada do seu namorado), porque os lugares disponíveis já estavam todos reservados. Sim, aqui é tudo controlado e à conta.

Com isto tudo, partimos em direção a Lisboa, já eram 22h. Desta vez fiquei nos primeiros lugares da frente. Logo, ouvia-se as conversas bem animadas dos motoristas. Pronto, hoje dormir vai ser para esquecer. Vai ser uma direta na certa. E eu vou ouvir a minha música, que com a estrada livre, mais a condução do motorista tem tudo a ver.

Por volta das 23.40h estávamos a chegar a Córdoba. O GPS mandou-nos para uma estradinha estreita de um só sentido, e com carros estacionados de um dos lados. Ainda por cima parece que só passam ligeiros. As árvores do lado esquerdo (meu lado), batem nos vidros, e parece que riscam os mesmos.

UPS! Ouvem-se vidros a partirem-se. Acabámos de ter um pequeno acidente.


Fonte: Shutterstock

O espelho retrovisor do meu lado prendeu numa das árvores, e partiu-se todo. Bem, ninguém ficou magoado. Tivemos sorte!

Para conseguirmos chegar à estação de autocarros, percorremos metade da cidade. Quando já estávamos quase a entrar, parámos em frente à estação de comboios, que é do outro lado da rua – o autocarro tinha outro espelho de reserva, para casos destes que possam eventualmente acontecer. O motorista aproveitou para colocar o novo espelho, senão era impossível voltar para Lisboa sem ele.

Quando entrámos em Córdoba, vi que estávamos a dar uma volta estranha, mas pensei: “ok, na ida Lisboa – Málaga o acesso é um, e na volta o acesso é outro.”, por isso não desconfiei muito. Entretanto os motoristas trocaram de lugar – são sempre 2 e conduzem repartido.

Ao fim de algum tempo, lá entramos na estação de autocarros – não saiu ninguém, entrou foi mais 6 pessoas, pelo menos. Após a colocação de malas no porão e respetivo check in…é um dilema com os lugares. Lá veio um dos motoristas fazer a verificação e ver como pode encaixar estas pessoas. Duas ficaram perto de mim, outras quatro ficaram logo, nos primeiros lugares, que pelos vistos estão sempre reservados para estes imprevistos. Depois de tudo sentado, alguém ainda andava ali de pé, e o motorista lá “deu nas orelhas” à pessoa, e disse que não podia arrancar com passageiros ainda de pé. A pessoa em questão entretanto sentou-se. Depois, antes de arrancarmos, o motorista veio contar as pessoas.

Uiui, agora é que vai ser uma festa….

Os motoristas gostam de conversar, os passageiros (neste caso, as passageiras) também, e estão excitados com a viagem. Depois de arrancarmos, fomos abastecer à BP, pois sem gasosa (combustível) não dá com nada.  


 Fonte: Shutterstock

Aqui, aproveitaram para trocar – o motorista N., foi a conduzir. 

Bem…vou fazer um esforço para dormir mais um bocadinho.

24:44h – Dormir hoje nem pensar. Devia de ter tomado alguma coisa para ajudar.

01:38h – Ali à frente vai uma galhofa pegada. Só se fala de comida, vinhos e afins. Isto promete….

03:30h – O N. anuncia que vamos parar 20minutos no self-service La Gran Familia 


para comer, ir ao wc, fumar um cigarro e esticar as pernas. Agora que estava quase a adormecer lá acordo. Está bem. Bora lá esticar as pernas. Aproveitei e fui ao wc. Como o autocarro estava parado, a luz não acendeu, o autoclismo não disparou, nem a torneira funcionou. Apenas umas meras gotas caíram para lavar as mãos. Ok, tranquilo. 

Necessidades em dia, cintos apertados, bora lá andar mais um bocadinho, e vamos ver se durmo qualquer coisa….

05:30h – Estava meio adormecida quando anunciam que estávamos em Évora. Saiu uma pessoa. Ok, já estamos mais perto de Lisboa. Até lá a ver se durmo mais um pouco.

06:00h – Dormir? Nem pensar! Estávamos quase a chegar a Lisboa. Mais logo em casa, reponho o sono.

06:45h – Chegámos à Gare do Oriente! Chegámos inteirinhos e vivinhos. Agora, este autocarro foi para o Porto, que é o destino final.

07.15h – Apanhei o comboio que ia para Sintra.

 


E agora? Qual é o próximo destino?

Mérida, Let’s Go!!

 

2 comentários:

  1. Mais uma coisa nova que aprendi e, haver em Málaga tbm é novidade para mim - Workhub.

    Nunca viajei pela FLIXBUS mas por aquilo que li aqui, não me parece muito organizado...
    Um deles disse logo que me poderia sentar em qualquer lugar
    Ajuda haver lugares marcados
    pois todos os bancos do autocarro têm números e assim não anda tudo embrulhado e de qualquer maneira

    Fiquei tbm a saber que o autocarro já vinha de Marbella e Torremolinos (2 lugares lindíssimos onde já estive nos anos 90, fui no meu carro particular).

    Parar 20minutos no self-service La Gran Familia para comer, ir ao wc, fumar um cigarro e esticar as pernas - outro dilema que muitos motoristas nem dão conta por serem homens e na casa de banho dos homens nunca há filas...
    Ui, o que tenho passado em excursões de autocarro
    quando nos dão apenas 20 minutos para isso tudo,
    muitas vezes uma senhora só no WC perde 15 minutos e depois já não tem tempo para mais nada!
    Mulher sofre...

    ResponderEliminar
  2. Olá Tulipa!
    Ui Marbella e Torremolinos, 2 sitios maravilhosos a descobrir nos próximos anos, se Deus quiser.
    Sim, saiu quase toda a gente que vinha comigo e foram ao self service, já para não falar nos outros autocarros da Flixbus que estavam lá parados que também traziam muitos passageiros como o meu. Portanto, para além das pessoas todas que foram lá dentro, já lá estavam muitas mais que tinham acabado de chegar nesses autocarros. Entretanto, esperei que os motoristas chegassem para colocar de novo o autocarro ligado, e fiquei de olho no wc para não deixar ninguém entrar. Ao voltarem, lá descarreguei o autoclismo, e voltei a lavar as mãos de novo. E lá seguimos viagem...

    ResponderEliminar

Chegada a Sevilha

22/02/2020 03:30h – Parámos numa bomba de gasolina algures no Alentejo. 5h – Badajoz 07:30h – Parámos em Monasterio – Área de Serviço ...