sábado, 13 de março de 2021

Royal Express a Ryanair dos Expressos

A empresa Scotturb – Transportes Urbanos de Sintra, Cascais e Oeiras em 2019, decidiu expandir um pouco mais a sua área de negócio, e apostou no transporte expresso de longo curso. Mas não foi só. Para além de ser um transporte expresso, ainda é low cost e sustentável. E nos tempos que correm quem não gosta de viajar barato?

Pois bem, há muito que queria voltar ao Porto, e assim que foi anunciado que iria surgir em Cascais uma empresa de transporte expresso, e que a primeira rota seria Cascais-Sintra-Porto e Porto-Sintra-Cascais, pelo preço desde 5,99€, não foi de olhar para trás.




Meti na cabeça que iria voltar ao Porto, e desta vez para fazer coisas muito especificas.

Comprei os bilhetes online através do site, e depois foi só reservar o alojamento, fazer a mala, e partir. Ida e volta ficou em 10€ e qualquer coisa. Comparado com o que eu cheguei a pagar em 2015, com a Rede Expressos, é uma diferença brutal.

Levantei bem cedo. Tinha marcado no meu bilhete que iria embarcar em Sintra às 07:25h, com destino ao Porto. 


Com o aproximar das horas, a bilheteira que iria ficar de serviço, aproximou-se da paragem e perguntou se todos tinham bilhete. Havia quem ainda não tinha comprado bilhete, e mesmo com a mala feita, era uma questão de sorte embarcar ou não.

Quando o autocarro chegou, quem tinha bilhete apresentou ao motorista, e este emitiu na máquina um outro bilhete mais pequeno, como se fosse um comprovativo dos viajantes que tinham embarcado naquela hora.

Procurei um lugar livre junto da janela para me sentar. O autocarro já vinha de Cascais com muita gente. Mas vá lá…com sorte couberam todos os viajantes, e o autocarro foi com a lotação máxima até ao Porto.

Quem não tinha comprado com antecedência o bilhete, e se não pudesse embarcar a esta hora teria de esperar até Às 13h, que é a hora do próximo autocarro. Mas tiveram sorte.

Lá pus a minha música, e senti todo o meu corpo confortável naquele banco com o logotipo da Mercedes Benz. Nada contra outras marcas, ok?

Vi o nascer do sol. Apesar da temperatura, o dia prometia ser lindo.

Toda a viagem super serena, confortável, e tinha wc a bordo (que no fim de cada viagem é sempre desinfetada), wifi grátis, portas USB que dá cá um jeitão do caraças para carregar telemóveis, e foi uma primeira viagem altamente. 


Quando entrámos em Sintra, só parámos no Porto. Até lá não houve qualquer paragem que fosse.

À hora marcada estávamos a descer na Garagem Atlântico em plena Rua Alexandre Herculano, no Porto. Para além das coisas boas que já tinha mencionado, a pontualidade aqui também é um ponto a favor. 


Entretanto, esta rota teve um sucesso tão grande, que a empresa começou a criar ligações para novos destinos, tais como: Valença, Vila Nova de Cerveira, Albufeira, Faro, ou até mesmo Coimbra e Fátima.

 


E não se ficou só por Portugal, também foi além fronteiras, e começou a fazer viagens para Vigo, Sevilha, Zurique, entre outras cidades maravilhosas.

Depois disto tudo, escusado será dizer, que sempre que puder irei com a Royal Express!

https://royalexpress.com/#

https://www.facebook.com/royalexpress.pt

https://www.instagram.com/royalexpress.pt/


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Francisco!
      Sim muito convidativos, mesmo!
      Se não experimentou, explore o site. Acho que vai gostar.

      Eliminar
  2. Antes da pandemia, ou seja antes de 2020 eu fui todos os anos 1 x ao Porto e arredores...tinha estado lá no Norte em Novembro/2019 e assim foi...até hoje!
    17-março-2021
    Quero muito voltar ao Porto!

    Procurei um lugar livre junto da janela para me sentar.
    Pois, já deu para perceber que não há lugares marcados.

    Quando entrámos em Sintra, só parámos no Porto. Até lá não houve qualquer paragem que fosse.
    UI DEUS MEU
    nunca fiz tal coisa, sempre vai havendo uma ou outra paragem para esticar as pernas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kalinka!
      Pois é, já somos 2. Também quero muito voltar ao Porto, logo assim que for possivel.
      Sim, por norma aqui nesta empresa não há lugares marcados, e isso às vezes até acaba por ser bom.
      É verdade, naquela altura era assim, agora como também já faz parte da rota Coimbra e Fátima, não sei se param lá, ou vai direto para o Porto.

      Eliminar
  3. Pelo que descreves parece que ainda é melhor viajar de autocarro para o Porto do que de comboio. Vou - ia - muitas vezes ao Porto por ano, 5 ou 6 vezes, antigamente ainda mais. Sempre fui de comboio - além de uma vez ou outra de carro por motivos profissionais. Não sei se essa empresa ainda funcionam as parece-me muita atractiva, e o teu texto está super bem escrito, não é fácil descrever situações do dia a dia, e muito menos com estes pormenores. Algo só ao alcance de bons escritores. A par da fotografia, acho que podes apostar também no texto, na escrita. Vai guardando tudo o que escreves, é uma dádiva em especial nestes tempos em que os jovens praticamente deixaram de escrever. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José Alex!
      Sim, desde que comecei a ir ao Porto, foi sempre de autocarro, porque compensava mais em termos de preço.
      Sim, esta empresa está a funcionar, aliás tem estado sempre a funcionar desde a sua criação. E está a expandir-se para novos destinos. Obrigada pelas tuas lindas palavras!!

      Eliminar

Chegada a Sevilha

22/02/2020 03:30h – Parámos numa bomba de gasolina algures no Alentejo. 5h – Badajoz 07:30h – Parámos em Monasterio – Área de Serviço ...