sábado, 27 de março de 2021

Rua das Flores - Porto

 


Depois de subir da Ribeira, lá encontrei esta tão famosa rua. 
Já sabia que lá ia encontrar estas maravilhosas caixas de eletricidade lindas!!
E também algumas lojas históricas, bem fotogénicas....



E uma ou outra varanda com uma decoração especial 



Aqui também aproveitei para comprar um artigo que precisava numa loja, e aí perguntei à senhora da loja, se me recomendava um sitio simpático e não muito caro para almoçar.
Recomendou-me o ÉLoi'os numa transversal à Rua das Flores, em que a sua especialidade, é Leitão Assado. Confesso que não vinha propriamente a pensar nesse prato, mas não me pareceu mau de todo, até que a travessa aterra na mesa....



Uma pequena amostra de salada, e dois pequenos pedaços de leitão. Não valia o preço pedido, mas foi a primeira e última vez que entro neste espaço. Foi uma experiência menos boa, digamos assim. 
Para a senhora que me recomendou, se calhar a relação quantidade-preço é excelente, mas para mim não foi. Experimentem vocês caso comam muito pouco, e até podem ter uma ótima experiência. 


Após esta refeição, chamada de almoço, continuo a minha caminhada fotográfica, por tão rua fotogénica. E sem querer, os meus olhos escorregam com este magnifico gato nesta empena. Penso, como foi elaborar tal obra, pois o espaço entre ambos os prédios, é muito reduzido. 




Adorei estas lindas caixas, principalmente as que dizem estas frases fantásticas made in Porto. 


Ao longo desta rua, é normal encontrarmos vários artistas de rua, entre eles fotógrafos, ilustradores, músicos, etc. Quando estou a fazer estas caminhadas, e me cruzo com artistas de rua assim, que estão a divulgar o seu trabalho a quem passa, gosto de apreciar um pouco, e há uns que me chamam a atenção mais do que outros, é certo. Mas não deixo de reparar. 
Aqui dei de caras com o João Cabral, em que a sua especialidade é a fotografia a preto e branco, e vende as suas fotos nesta rua, em vários tamanhos. Estivemos um pouco à conversa, e uma das confissões que o João me fez, é que não usa uma máquina fotográfica para trabalhar, mas sim várias, consoante o que vai fotografar, e quando vai fotografar. Adorei observar os belos trabalhos. E claro, fiz esta foto, para que possam também conhecer um pouco o trabalho dele. 
Não fotografa só no Porto, mas também em cidades como Lisboa, ou Londres. 
Eu adorei, e quem gostar de fotografia, de certeza que também vai adorar, e seguir o João no instagram. 


E aqui deixo uns prints feitos por mim, a partir do instagram 






E as lojas históricas fotogénicas, lá vão surgindo.....











Um pouco mais à frente cruzo-me com outro excelente artista, desta vez não um fotógrafo, mas sim um ilustrador, o Serjei mais conhecido como Steplov. O Steplov é um ilustrador de mão cheia, pois a dois metros de distância, já o seu trabalho me chamava a atenção de qualquer forma. As suas ilustrações que representam sítios emblemáticos do Porto, mostram uma precisão magnifica. Adorei ver os seus trabalhos, confesso que fiquei com vontade de comprar uma das suas obras para expor em minha casa. Quem sabe um dia....


E aqui deixo estes dois prints do instagram, em que logo o primeiro é nada mais nada menos que o interior da famosa Livraria Lello. 



E para que não restem dúvidas, quando andarem por aquela rua, aqui deixo esta pista....Digam lá se não vos atrai também?  








Tirando uma caixa ou outra, em que está visivel a assinatura, de resto não sei quem foram os autores, destas magnificas ilustrações nas caixas de eletricidade. 


E ao virar da esquina, não resisti a fotografar este belo exemplar, de uma cabrinha à espreita


E assim termino este post, com esta belissima caixa azul. 

4 comentários:

  1. Gostei de ver estas belas fotografias e obrigado pelo comentário no meu blog.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Nunca fui ao Porto com esta intenção, como tu fizeste!
    Ou seja directamente à Rua das Flores

    Mas, tbm não gosto quando alguns parvinhos estragam estas imagens e acrescentam palavras que não fazem falta nenhuma

    Boa ideia fazerem ilustrações nas caixas de eletricidade.

    ADOREI
    OH MORCOM BAI-ME À LOJA
    esta, pelo menos, não foi vandalizada

    também gostei do
    OH MEU DÁ DE FROSQUES
    mas lá está a porcaria que fazem... gente parva 

    Patrícia os blogues servem para mostrar o bom e o mau,
    no caso do MAU servem para fazer crítica 
    e tu não fizeste, na última frase escreveste:

    E assim termino este post, com esta belissima caixa azul.
    EU ACRESCENTARIA
    belíssimo trabalho numa caixa azul que foi estragado por algum parvalhão que não respeita a ARTE dos outros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kalinka!
      É verdade é uma pena estragarem os trabalhos dos artistas, mas enfim....

      Eliminar

Chegada a Sevilha

22/02/2020 03:30h – Parámos numa bomba de gasolina algures no Alentejo. 5h – Badajoz 07:30h – Parámos em Monasterio – Área de Serviço ...